quarta-feira, 2 de novembro de 2011

RÉQUIEM DE FINADOS (PLEONASMO DA SAUDADE)


Dedicado a Memória de Ricardo Chiaretto Fernandes (1973-1991)

Certa vez eu perdi um amigo para O Outro Lado da Montanha.
Dizem que os bons morrem jovens.
Mas não somos quase todos bons quando jovens?
Ao menos ele partiu tendo experimentado o gosto de um beijo.

Certa vez eu perdi um amigo para a Ida em Vão.
Uma dor forte. Uma dor que estraçalha o corpo.
Uma dor que dói tão fundo que não volta mais à superfície.
Aquela dor que foi disfarçada pela falsa segurança,
Da juventude.
Uma falta de choro escondida por uma estúpida e insistente,
Quietude.
Ao menos ele partiu tendo experimentado o gosto da paixão.

Certa vez eu perdi um amigo para o Sono dos Justos
O que dói não é a partida, a ida, a despedida,
Mas a ausência e a lembrança que não conforta,
Dilacera. Sem dó. Sem piedade.
O que dói não é a notícia,
São aqueles olhos que outrora eram brilhantes, extasiantes,
E se apresentam cerrados, frios. Imóveis.
Ele partiu e não sei se por teimosia, não cumpriu, ainda, nosso acordo.

Certa vez eu perdi um amigo em um passado muito distante.
“Quem morrer primeiro volta pra dizer como é?”
“Feito”.
Não houve volta. Não houve notícias. Não houve absolutamente,
Nada.
Só há as fotos. Velhas. De papel ainda.
Como que para me lembrar que o tempo passa. Que envelhecemos.
Mas o maior problema, não são as fotos e a saudade
Que corroem as pessoas que por aqui ficaram.
Não é a vontade de vê-lo novamente e sonhar que talvez isso seja possível.
É muito pior.
Por mais que eu olhe, cada vez mais espaçadamente,
Aquelas velhas fotos um pouco amassadas,
Pareço não reconhecer mais aquele rosto.
Lembranças fortes também se esvaem.

E é isso que mais dói.
Insistentemente...

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo!
Não conhecia teu Blog! Adorei.
mas em relação ao Réquiem . Lindo!!
de uma profundidade sentimental, somente vista em seus momentos de profunda interiorização.
Conseguiu mexer até comigo. que tenho agora(!) os sentimentos de uma pedra.
Valeu grande amigo!!
Leandro (Pinga)